Burnout

Para quem recomendamos o tratamento de terapia para burnout?

Para aqueles com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante que demandam muita competitividade ou responsabilidade Burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, tem sua tradução literal advinda da língua inglesa. As palavras ‘’Burn’’ e ‘’Out’’, quando unidas, passam a significar algo semelhante a ‘’ser consumido pelo fogo’’. No Burnout o indivíduo apresenta alguns sintomas físicos, emocionais e comportamentais prolongados, que envolvem exaustão extrema, estresse, tensão e esgotamento emocional. Tais manifestações podem ser consequências de ambientes de trabalho exageradamente competitivos, com quantidade excessiva de trabalho, ou com números exacerbados de responsabilidades direcionadas a apenas uma pessoa. Desse modo, tais problemáticas proporcionam um contexto extremamente aversivo para o indivíduo. Para melhor exemplificação do Burnout, podemos fazer analogia com uma máquina de produção. Se deixarmos a máquina trabalhando incansavelmente por um grande período de tempo, ela atingirá seu limite de produtividade e irá pifar. O mesmo acontece com o ser humano, e esse ‘’pifar’’ do indivíduo é o que intitulamos de Burnout. Alguns indicadores alarmantes ficam evidentes quando o indivíduo está passando por um Burnout, e devem ser levados a sério, sejam eles emocionais, comportamentais ou físicos. Sintomas emocionais e comportamentais:

 °Sensação de esgotamento físico, psíquico e emocional.

°Diminuição do sentimento de gratificação e de realização pessoal.

 °Aumento da insegurança e da sensação de sobrecarga.

 °Presença de uma negatividade constante.

°Diminuição da produtividade e aumento de erros nos trabalhos executados.

°Impaciência e Irritabilidade.

 °Sentimento de desconexão com o próprio corpo ou mente (despersonalização) e sensação de que o ambiente ao seu redor é irreal (desrealização).

 °Sensação de exaustão e cansaço, mesmo estando em repouso, descansando.

°Desânimo e angústia mesmo nos finais de semana e nas férias. Sintomas Físicos: °Fortes dores de cabeça.

 °Desenvolvimento de problemas gastrointestinais.

 °Problemas relacionados ao sono, como insônia, despertares noturnos, pesadelos, etc.

 °Alteração no ritmo cardíaco e aumento da pressão arterial.

 °Dores e tensionamento muscular. Quando não tratados, os sintomas do Burnout tendem a agravar-se. Quanto antes iniciado o tratamento, melhor o prognóstico. Se os sintomas do Burnout estão interferindo na desenvoltura do seu trabalho, na resolução de atividades diárias, nas relações interpessoais ou na sua qualidade de vida em geral, a terapia em grupo pode ser uma opção eficaz para redução de tais sintomas e, consequentemente, melhoria do seu bem estar. Para mais informações, entre em contato.

Vantagens da terapia de grupo.

O tratamento individual pode ser desafiador.